Imagem com logo do site

Questões sobre o conservadorismo

A Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, foi um período de mudanças radicais e políticas na França que teve um impacto duradouro na história do mundo. Durante a revolução, o Antigo Regime foi derrubado e a sociedade francesa passou por uma transformação drástica baseada em princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Como os conservadores da época, como Edmund Burke, se posicionaram em relação à Revolução Francesa, e quais princípios conservadores foram expressos em suas críticas a esses eventos?
Os conservadores da época, incluindo Burke, eram contra a revolução, pois acreditavam que a mudança rápida e radical desrespeitava a tradição e a ordem social, princípios que eles valorizavam.
Os conservadores da época, incluindo Burke, eram indiferentes à revolução, pois acreditavam que o evento não tinha relevância para a política global.
Os conservadores da época, incluindo Burke, apoiaram a revolução, pois acreditavam que ela representava a expressão máxima da liberdade individual, um valor conservador fundamental.
Os conservadores da época, incluindo Burke, se abstiveram de opinar sobre a revolução, pois acreditavam que era um evento estritamente francês, fora de seu âmbito de influência.
Os conservadores da época, incluindo Burke, criticaram a revolução, mas apoiaram a ideia de igualdade que a revolução promovia, um valor conservador central.
Qual das seguintes opções melhor descreve o pensamento conservador sobre a natureza humana?
Os conservadores acreditam que os seres humanos são seres perfeitos em sua essência, mas podem desenvolver imperfeições morais e intelectuais ao longo da vida devido a experiências individuais.
Os conservadores consideram que os seres humanos são essencialmente bons, e que qualquer imperfeição moral ou intelectual é resultado de influências externas negativas.
Os conservadores defendem que os seres humanos são naturalmente inclinados ao bem, mas podem ser corrompidos pela sociedade e pelas circunstâncias.
Os conservadores acreditam que os seres humanos são inerentemente perfeitos, possuindo capacidades morais e intelectuais superiores às de outras espécies.
Os conservadores sustentam que os seres humanos são naturalmente maus e incapazes de alcançar uma compreensão adequada das coisas.

Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça do Brasil aprovou uma resolução que proíbe os cartórios de recusarem a celebrar casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo ou de se recusarem a converter uma união estável homoafetiva em casamento. No entanto, essa decisão gerou resistência de grupos conservadores.

Com base nos princípios conservadores, como podemos entender a resistência de alguns grupos à decisão do Conselho Nacional de Justiça?
A resistência é uma manifestação de sua crença de que a lei deve ser determinada estritamente pela vontade da maioria, sem consideração pelos direitos das minorias.
Esses grupos resistem porque a decisão desafia a tradição e a instituição do casamento como eles a entendem.
Esses grupos resistem porque acreditam que a decisão viola a liberdade de expressão dos cartórios para decidir quem eles querem ou não casar.
Os grupos resistem à decisão por considerarem que ela interfere nas práticas econômicas de livre mercado dos cartórios.
A resistência se baseia na crença de que o estado não deve ter papel algum na regulação do casamento.
Quando o conservadorismo surgiu como uma corrente de pensamento política?
No século XXI, como uma reação aos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, que trouxeram mudanças significativas nas políticas econômicas e sociais.
No século XIX, como uma reação às mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução Industrial e pelos movimentos de liberalismo.
No século XX, como uma resposta aos avanços do socialismo e do comunismo durante as revoluções e guerras mundiais.
No século XVIII, durante o Iluminismo, como uma resposta às ideias progressistas e revolucionárias desse período.
No século XVI, durante a Reforma Protestante, quando surgiram as primeiras ideias conservadoras sobre a importância da tradição e da autoridade religiosa.
Qual das seguintes opções melhor descreve a visão dos conservadores sobre a igualdade?
Os conservadores acreditam que a igualdade é um objetivo alcançável apenas por meio de políticas de redistribuição de renda e recursos para garantir condições de vida iguais para todos os membros da sociedade.
Os conservadores entendem que a igualdade deve ser alcançada somente através da imposição de restrições legais e regulamentações para nivelar as oportunidades e garantir resultados uniformes para todos os cidadãos.
Os conservadores veem a igualdade como um ideal fundamental e buscam eliminar todas as formas de desigualdade para alcançar uma sociedade justa e equitativa.
Os conservadores consideram que a igualdade é uma ilusão utópica, uma vez que reconhecem que existem diferenças inatas ou naturais entre os indivíduos, tanto em habilidades quanto em ambições.